sexta-feira, 25 de junho de 2010

Alguns dos Principais Matemáticos

Platão foi um dos matemáticos e filósofos mais influentes do seu tempo. Fundou a Academia Ateniense que foi uma escola de mestres e pesquisadores da época.
Estudou Geometria em Cirene e a ele se deve o fato de a matemática se ter tornado uma disciplina essencial na educação do Homem.
Era contra o uso de instrumentos de desenho (régua, compasso, ...), pois defendia que tudo devia ser definido através de equações.


René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.
Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na
filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica
.
Descartes, por vezes chamado de "o fundador da
filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas, um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume.



Tales de Mileto foi um filósofo, matemático e astrónomo grego. Nasceu cerca de 640 A.C. e morreu cerca de 546 A.C.
É considerado por muitos o pai filosofia grega, devido à sua busca de explicações racionais para os fenómenos da Natureza.
Enquanto astrónomo é-lhe atribuído a predição de um eclipse e como matemático fundamentou um teorema com o seu nome e é considerado o portador da geometria do Egipto.




Pierre Simon Laplace cientista francês nasceu em Beaumont, na Normandia, e faleceu em Paris. Laplace deixou grande número de obras científicas, sendo o seu trabalho mais importante a obra em cinco volumes intitulada Mécanique céleste (Mecânica Celeste), que muito contribuiu para o desenvolvimento da mecânica. Estudou as perturbações dos planetas e dos satélites, a forma e rotação dos anéis de Saturno e a estabilidade do sistema solar. Apresentou também uma teoria sobre a origem do sistema solar - a hipótese nebular - que publicou em 1796, em dois volumes. No domínio da matemática, Laplace fundou a teoria do potencial e das funções esféricas e desenvolveu o cálculo das probabilidades (Equação de Laplace, Leis de Laplace e Transformada de Laplace ).


Arquimedes nasceu em 287 A.C. e foi o matemáticos mais famoso da antiga Grécia.
Ensinou o cálculo de raízes quadradas, determinou alguns perímetros com toda a exactidão, calculo valores aproximados do p e resolveu equações cúbicas com recurso a secções cónicas.
Além disso, são-lhe atribuídas algumas descobertas da área da Física tais como as leis do centro da gravidade, do plano inclinado, da alavanca e da impulsão.
Morreu em 212 A.C. na sua cidade Natal, Siracusa, durante a conquista pelos Romanos.



Leonard Euler nasceu na cidade de Basileia no dia 15 de Abril de 1707.
Publicou diversos trabalhos sobre curvas, séries, cálculos de variações, cálculo infinitesimal, geometria, álgebra, engenharia mecânica, óptica e astronomia.
Morreu em Sampetersburgo no dia 18 de Setembro de 1783.


Galileo Galilei (Pisa, 15 de fevereiro de 1564Florença, 8 de janeiro de 1642) foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica.
Galileu era o filho mais velho do
alaudista Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati. Viveu a maior parte de sua vida em Pisa e em Florença, na época integrantes do Grão-ducado da Toscana
.
Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do
movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo
. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.
O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a
balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termómetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo. O método empírico, defendido por Galileu, constitui um corte com o método aristotélico mais abstrato utilizado nessa época, devido a este Galileu é considerado como o "pai da ciência moderna".


Fonte: www.somatematica.com.br

Um comentário:

  1. Onde estão as mulheres? Eu queria saber se há alguma mulher entre os genios da matemática? Eu gostaria de deixar um pedido:Pesquise e publique onde estão as mulheres na historia da matemática. Ou será que você será a primeira?

    ResponderExcluir